Urologia pediatrica

Urologia pediatrica

Enurese noturna
(xixi na cama) é a perda urinária involuntaría durante o sono, em crianças acima de 5 anos, pelo menos 2x na semana. Devemos nos lembrar que o escape é involuntario. Ou seja ela não faz de propósito, sendo assim não adianta bater nem colocar o filho de castigo. Além do mais é uma situação constangedora para as crianças, impedindo-as de dormir na casa de seus amigos, existem varios metodos de tratamento, que podem ser usados isoladamente ou associados.

Fimose
dificuldade ou impossibilidade da criança expor a glande, devido a presença de anel fibrótico no prepúcio. Toda criança nasce com dificuldade de expor a glande chamado de fimose fisiológica que pode melhorar espontaneamente até os 4 anos.contra-indicamos a ‘massagem’ pois ela acaba ocasionando fissuras no prepucio e ocasionar fibrose e fimose verdadeira. O tratamento clínico utiliza-se pomada de corticóide e se não obter exito tratamento cirúrgico.

Criptorquidia
ausencia do testículo no escroto. Pode ser uni ou bilateral. Devemos diferenciar testículo impalpável, do palpável, do testículo retrátil ou agenesia testicular ( ausencia do testiculo). Podemos tentar tratamento clinico, que não é eficaz, o tratamento cirurgico é realizado em torno dos 6 meses de vida.pois após esse periodo o testiculo pode sofrer alterações definitivas ocasionado infertilidade.e aumenta a incidencia de tumor de testículo.

Hipospadia
quando o meato uretral situa-se fora do local anatomico, apresentando excesso de pele e em alguns casos curvatura peniano (chordee). O tratamento é cirurgico, onde realizamos o reposicionamento uretral.

Infecção urinaria em criança
normalmente criança não faz infecção urinária, e quando ocorre deve ser investigado. O quadro clínico em crianças pequenas é inespecífico ( dor abdominal, inapetencia, e perda de peso. Quando apresenta febre deve-se pensar em infecção urinária alta (pielonefrite)).em crianças maiores a clinica pode ser a mesma dos adultos. O diagnóstico é feito através do exame de urina e 0 tratamento conforme o antibiograma. Pode-se iniciar antibioticoprofilaxia, para tentar evitar futuras infecções. A investigação é feita com ecografia do trato urinário, por ser menos invasiva, e se apresentar alterações complementa-se com exames radiológicos.

Refluxo vesico-ureteral
ocorre o retorno da urina da bexiga para o ureter, devido a inconpetencia da valvula uretero-vesical. O principal sintoma é infecção urinária. Em muitos casos a ecografia pode ser normal. Complementa-se então com uretrocistografia que é um exame radiológico, que nos demonstra o grau do refluxo, e se devemos optar no momento por um tratamento clinico ou cirurgico. Hoje optamos por realizar tratamento endoscópico, que é menos invasivo e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Estenose da junção pielo-ureteral
dificuldade de eliminação de urina do rim para o ureter. Muitas vezes o diagnóstico é feito durante a ecografia do pré-natal , que demonstra dilatação do rim. Em algumas crianças esta dilatação melhora espontaneamente , não havendo necessidade de intervenção cirurgica. Se a dilatação persistir ou aumentar complementa-se a investigação com urografia excretora e cintilografia com furosemida, havendo confirmação da estenose o tratamento é cirurgico.

Escroto agudo
dor súbita no testiculo, acompanhado de aumento de volume, e vermelhidão. Devemos realizar diagnóstico diferencial de orquidoepididimite ( o tratamento é clinico) de torção testicular ( tratamento cirurgico). A diferenciação é feita atraves da ecografia testicular com doppler.