O rim e suas funções

O rim e suas funções

Os rins são órgãos nobres, pois realizam funções imprescindíveis à vida, das quais dependem o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo e por isso a nossa saúde. Suas funções básicas são:

1. Eliminar substâncias nocivas do sangue
  2. Regular a pressão arterial
  3. Produzir hormônios
  4. Atuar na formação e na manutenção dos ossos
  5. Estimular a produção de glóbulos vermelhos

Ao apresentar problemas no seu funcionamento, os rins deixam de desenvolver essas funções corretamente. Há duas alternativas para solucionar a deficiência da função renal: medidas medicamentosas e dietéticas para os casos menos graves, e substituição da função renal nos casos mais avançados através de diálise crônica ou de realização de um transplante renal.

Sinais e sintomas
A grande maioria das doenças afeta o rim de modo silencioso. Em até 80 % dos casos, os rins podem perder a sua função sem que existam muitos sintomas.

Os sinais de alerta de um funcionamento incorreto dos rins são:

• Urinar muito à noite
  • Pressão alta
  • Fraqueza e anemia
  • Inchaço nos pés e no rosto

Quais são as doenças que podem levar ao transplante de rim?
Pressão alta, diabetes, infecções urinárias de repetição, cálculos renais, nefrites e malformações do aparelho urinário são as causas mais freqüentes de insuficiência renal crônica. O diagnóstico precoce destas doenças e seu tratamento correto podem evitar a evolução para lesão renal irreversível.

O transplante de rim
O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) é transferido de um indivíduo para outro, a fim de compensar ou substituir uma função perdida.

Portanto, no transplante renal implanta-se um rim sadio em um indivíduo portador de insuficiência renal terminal. Desta forma se restabelece a função renal com o novo rim que passa a desempenhar as funções que os rins doentes não conseguem mais manter.