Infecção Urinária

Infecção Urinária

Introdução
O aparelho urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar as impurezas na urina. Ele produz também certos hormônios responsáveis por controlar a pressão, produzir glóbulos vermelhos e manter ossos fortes. A urina produzida pelo rim desce pelos ureteres e fica armazenada na bexiga até que a bexiga seja esvaziada durante a micção passando pela uretra.

Normalmente a urina não contém bactérias. Entretanto, bactérias podem entrar na urina pela uretra e qualquer órgão do aparelho urinário pode ser infectado por bactérias ou fungos, sendo essa condição chamada de infecção urinária. A infecção da bexiga é conhecida como cistite e a infecção do rim é conhecida como pielonefrite. Na maioria das vezes a infecção ocorre na bexiga (cistite). Entretanto, a infecção no rim (pielonefrite) é muito mais grave.

Incidência
Em torno de 5% das visitas ao clínico geral são por infecção urinária. Aproximadamente 40% das mulheres e 12% dos homens terão pelo menos um episódio de infecção urinária durante a vida.

Os sintomas dependem da localização da infecção urinária:

Quando a infecção é na bexiga os sintomas mais comuns são:

• Queimação ao urinar
  • Desejo intenso de urinar
  • Urinar várias vezes e em pequena quantidade, por vezes apenas gotas
  • Sangramento na urina
  • Urina turva e com cheiro ruim
  • Dor abaixo do umbigo

Quando a infecção atinge os rins, o tratamento deve ser feito de forma rápida e normalmente os pacientes apresentam:

• Dor nas costas
  • Febre alta
  • Calafrios
  • Náuseas e vômitos
  • Urina turva e com cheiro ruim

As infecções urinárias podem também ser divididas em simples, quando ocorrem em tratos urinários normais; ou complicadas, quando ocorrem em pacientes com anomalias do trato urinário ou quando há bactérias resistentes a antibióticos.

Causas
Um grande número de bactérias vive no reto e região anal e mesmo na pele sadia. A infecção urinária normalmente ocorre quando bactérias entram o trato urinário através da uretra e se multiplicam na bexiga, podendo chegar até os rins. Quando os mecanismos de defesa do aparelho urinário falham é que ocorre a infecção urinária. A infecção urinária mais comum ocorre principalmente em mulheres e envolve a bexiga. As mulheres são mais susceptíveis à cistite devido à anatomia feminina, principalmente pela proximidade da uretra à região anal e pela uretra curta que facilita a entrada de bactérias.

Fatores de risco
Algumas pessoas são mais susceptíveis a infecção do que outras. Alguns fatores de risco conhecidos são:

• Sexo feminino
  • Atividade sexual: mulheres que são sexualmente ativas tendem a ter mais infecções
  • Menopausa: a falta do hormônio feminino pode causar alterações na mucosa da vagina que propiciam o aparecimento de infecções
  • Obstrução do fluxo urinário: pacientes com aumento de volume da próstata, que pode reter urina levando a um maior risco de infecção
  • Manipulação do trato urinário: uso de sondas, cirurgias na bexiga
  • Anomalias do trato urinário
  • Alteração da imunidade: como por exemplo, em pacientes com diabetes

O diagnóstico normalmente é feito com exames de urina. Em alguns casos é necessário exame de sangue ou exames de imagem como ecografia ou tomografia computadorizada do abdome, principalmente em pacientes que apresentem febre e sintomas de infecção urinária ou persistência dos sintomas mesmo após tratamento.

O tratamento de infecções urinárias normalmente é feito com antibióticos. O tipo de medicamento que será usado e o tempo de tratamento dependem da condição do paciente e do tipo de bactéria encontrado na urina.

1. Cistite: normalmente os sintomas melhoram após alguns dias do uso de antibióticos. Entretanto o tratamento deve ser continuado até o período prescrito pelo médico. A menos que a infecção estiver completamente tratada, ele pode reaparecer. Dependendo o caso o tratamento pode variar de um a sete dias. O tempo necessário depende dos sintomas e da história da doença e somente o médico pode definir por quantos dias a medicação deve ser usada.
  2. Pielonefrite: em casos de pielonefrite o tratamento deve ser prolongado, variando de 7 a 14 dias. Em casos mais graves, inicialmente pode ser necessário internação para tratamento com antibiótico endovenoso e manutenção de remédios por via oral por algumas semanas. Em alguns casos, são necessários procedimentos adicionais como quando há obstrução do fluxo urinário, principalmente por cálculos (pedras).

Complicações
Se tratada de forma rápida e correta, raramente uma infecção urinária causará complicações. Infecções urinárias não tratadas podem levar a pielonefrite aguda ou crônica, que podem causar perda da função do rim ou sepse (infecção generalizada), podendo colocar em risco a vida do paciente.

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir as infecções:

• Beba bastante líquido, especialmente água – a água ajuda a diluir a urina e aumenta o número de micções, eliminando as bactérias da bexiga antes que causem infecção
  • Faça a higiene pessoal da frente para trás – ajuda a prevenir que bactérias da região anal sejam levadas para a vagina e uretra
  • Urine logo após relações sexuais, isso fará com que as bactérias que possam ter entrado na bexiga durante a relação sejam eliminadas
  • Evite segurar a urina na bexiga por longo tempo

Infecções Urinárias de Repetição
A presença de três ou mais infecções em um ano é considerada infecção urinária de repetição. Se isso estiver acontecendo, um urologista deve ser consultado para uma melhor avaliação. Provavelmente serão necessários exames adicionais para definir presença de anomalias no trato urinário. Alguns pacientes se beneficiam com tratamento mais longo com antibióticos em baixas doses ou antibióticos após a relação sexual. Somente uma consulta com urologista poderá definir a melhor forma de tratamento.