Câncer De Testículo

Introdução
Os tumores de testículos são tumores raros e ocorrem em 3 -6 indivíduos para cada 100 mil homens. Sua maior incidência se encontra nos adultos jovens dos 15 aos 40 anos, que é a fase da maior atividade sexual e início da profissional. A maioria dos cânceres de testículo são diagnosticados pelo próprio paciente, que acidentalmente ou por um auto-exame intencional, palpa um nódulo ou um aumento em um dos testículos. Às vezes essas alterações são detectadas em um exame físico feito pelo seu médico.

Esse tipo de tumor é raro e é curável em grande parte das vezes, mesmo naqueles que têm doença mais avançada. Avanços recentes na abordagem dos tumores testiculares permitiram uma melhora significativa nas taxas de cura para mais de 95% destes pacientes.

Fatores de risco:
Idade – Diferente da maioria dos tumores, o câncer de testículo é mais comum em jovens do que em idosos, sendo os tumores mais comuns os que acometem homens entre 15 e 40 anos;

Criptorquidia – (malformação genital mais comum na infância em que a criança nasce sem a presença do testículo na bolsa testicular) tem um risco 50 vezes maior de desenvolver tumor de testículo do que pacientes normais.

História familiar – Homens com historia familiar de portadores de câncer de testículo tem risco quatro vezes mais alto de desenvolverem a doença.

Raça – Esse tumor é mais comum em homens da raça branca.

Outros – trauma escrotal, infertilidade e tabagismo são também apontados como fatores de risco porem muitos estudos são ainda conflitantes em demonstrar a real relação destes fatores com tumor de testículo.

Os tumores de testículo podem se apresentar como nódulos indolores ou por aumento do volume do órgão. Alguns pacientes notam o problema pelo aumento de peso do testículo. Essas alterações podem progredir sem a percepção do paciente. Aumento das mamas (ginecomastia) pode também ocorrer em alguns tumores de testículo. Ela ocorre devido ao aumento de produção de estrógenos ou por deficiência da formação de andrógenos.

Algumas doenças podem envolver os testículos e levar a um aumento de volume escrotal que podem ser confundidos com tumores. Dentre estas destacam-se as inflamações testiculares e do epididimo ( orquiepididimites), hidrocele (acumulo de agua em volta do testículo) hérnias inguinais entre outros. Como regra geral, qualquer quadro agudo envolvendo o testículo que curse com aumento de volume testicular em pessoas jovens e que não resolver em 7-10 dias de tratamento convencional deve levantar suspeitas quando à presença de tumor. Em 10% dos casos, o paciente apresenta-se com manifestações de doença metastática como dor lombar,dispnéia, vômitos,ginecomastia ou perda de peso.

No exame físico do paciente, geralmente palpa-se o nódulo ou o testículo endurecido, indolor. Outras estruturas do saco escrotal (epidídimo, canal deferente), não estão envolvidas, a não ser em casos mais avançados.

Além de um exame clinico cuidadoso o qual costuma revelar a presença de massa testicular endurecida, alguns exames são necessários para confirmar ou afastar o diagnostico de um câncer testicular. Entre os exames laboratoriais incluem-se a Alfa fetoproteina e beta-HCG que são marcadores tumorais, isto é, substâncias produzidas pelos tumores e que estão aumentadas na sua presença.

Outros exames como a ecografia testicular, fornece informações sobre o volume e localização do tumor, bem como possibilita a avaliação do outro testículo. Tomografia de abdome e tórax além de Raio X de tórax são empregados para avaliação da extensão da doença e pesquisa de metástases ganglionares.

Uma vez confirmada a suspeita clínica, o passo seguinte é a exploração inguinal. Realiza-se uma incisão na região inguinal do paciente e por ela o testículo é tracionado. Um fragmento da lesão (biópsia) é retirado e mandado para o patologista. Se for confirmada a presença de tumor maligno, o testículo é extirpado (orquiectomia).

Radioterapia e quimioterapia são também tratamentos propostos e são empregados em algumas situações. A escolha do tratamento ideal dependerá principalmente da extensão da doença ( estadiamento) e tipo histológico do tumor.

O câncer de testículo é facilmente curado quando detectado precocemente. Para isso, nas situações de aumento de volume testicular cuja resolução não acontece com alguns dias de tratamento convencional com medicamentos, um profissional da área de saúde de preferencia um medico urologista, devera ser consultado com a maior brevidade possível.