All fields are required.

Close Appointment form
  • Tel: 3259-6766 e 3259-6745

Câncer De Pênis

Câncer De Pênis

Introdução
O câncer de pênis é uma doença rara nos países desenvolvidos, sendo mais comumente encontrado em regiões de baixo padrão sócio-econômico em países em desenvolvimento. No Brasil, a incidência é maior nas regiões Norte e Nordeste. A doença normalmente aparece em homens com 60 anos de idade ou mais, sendo raro em jovens. A doença é mais comum em pacientes com fimose, com más condições de higiene e nutrição. A infecção por alguns tipos de papilomavírus humano (HPV) pode também predispor ao aparecimento da doença. Um cuidado de higiene local e a realização da cirurgia de fimose em pacientes que não conseguem expor a glande são fatores importantes para a prevenção do câncer de pênis.

Sintomas e diagnóstico
Normalmente os pacientes apresentam uma lesão vegetante ou ulcerada no pênis, com mau aspecto e odor fétido, que pode dificultar o convívio social do paciente. Presença de dor na lesão não é comum. O diagnóstico é feito pela retirada de parte do tumor (biópsia). Tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser realizadas para avaliar a presença de linfonodos (ínguas) na região da virilha, que é o principal local onde o tumor pode se disseminar.

Tratamento
O tratamento dependerá do tamanho e invasão local da lesão. Normalmente é necessária a retirada da lesão e parte do pênis. Nos casos em que a lesão é inicial pode ser realizada a retirada somente da lesão, sem comprometimento da função urinária e sexual. A cirurgia nos linfonodos na região da virilha também é realizada de forma rotineira nos pacientes que apresentam tumores maiores, mais agressivos e que infiltram mais profundamente o pênis. Em alguns casos existe a necessidade de quimioterapia antes ou depois da cirurgia.

 

Fonte: Equipe Médica Urologia Curitiba