Câncer De Bexiga

O câncer de bexiga é a sexta causa mais comum de câncer nos Estados Unidos. Aproximadamente 65.000 casos novos são diagnosticados por ano com 12.000 a 14.000 mortes anuais pela doença. Nas ultimas décadas tem havido um aumento constante na incidência de câncer de bexiga. Entretanto, os médicos têm feito progressos no tratamento e a sobrevida está aumentando. Os sintomas e como isso pode ser tratado poderão ajudá-lo a entender melhor a doença.

A bexiga é um órgão em forma de um balão que armazena a urina até que ela possa ser eliminada. A urina é produzida pelos rins, segue por tubos finos chamados de ureter ate chegar a bexiga e é eliminada pela contração do músculo da bexiga para o meio externo através da uretra.

O desenvolvimento do câncer de bexiga e sua progressão são parcialmente entendidos até o momento. Entretanto um número de substancias que causam o desenvolvimento do câncer já foi identificado. O principal agente é o cigarro conhecido com tabagismo. Estima-se que o tabagismo cause cerca de 50% de todos os cânceres de bexiga. A exposição crônica a agentes químicos como derivados das tintas e solventes tem sido implicados em 20 a 25% das causas. Mias de 90 % de todos os tipos de câncer originam-se na camada de células mais interna que reveste a bexiga chamada de urotélio e pode se extender para a totalidade da espessura da bexiga passando a ter comportamento mais agressivo.

A presença de sangue na urina, chamada de hematuria, ‘e o sintomas mais comum. O sangue pode ser visto ao urinar, mas pode também ser invisível e ser achado em um exame laboratorial de urina. A presença de sangue na urina ‘e um sinal de alerta e não deve ser ignorado. A presença de hematuria em si não confirma a presença de câncer de bexiga. A presença de hematuria tem muitas outras causas com cálculos ou infecção urinaria.

O diagnostico deve iniciar com uma avaliação medica completa com perguntas sobre a historia de exposição a fatores de risco como o tabagismo ativo ou passivo e a exposição a agentes químicos. Como a hematuria pode ter origem em qualquer parte do trato urinário o medico freqüentemente solicitara exames de imagem para visualização de rins , ureteres e bexiga com ecografia ou tomografia. Se há um tumor nos exames ou persiste a duvida o urologista poderá realizar uma cistoscopia que permite a visualização da bexiga por dentro. Através de um instrumento que passa pela uretra e chega ate a bexiga ‘e possível visualizar as parede internas da bexiga e se houver alguma lesão ou área suspeita retirar um pequeno fragmento para ser avaliado, chamado de biopsia, permitindo o diagnostico de câncer. A seguir programa-se uma cirurgia pelo canal uretral chamada de ressecção endoscópica de tumor, ou seja pelo canal da uretra passa-se um aparelho ate a bexiga, que requer uma anestesia mais profunda, com objetivo de retirar mais material para analise da extensão da doença. Se não houver infiltração mais profunda da extensão da espessura da bexiga e tumor houver sido removido por completo, este já ‘e o tratamento da lesão. Poderá ser ainda complementado neste caso com a imunoterapia, ou seja, a aplicações de BCG no interior da bexiga assim como quimioterapia tópica dentro da bexiga. Todavia quando há infiltração mais extensa da parede da bexiga (quando invade o músculo próprio da bexiga) há a necessidade de tratamento mais agressivo como a remoção completa da bexiga chamada de cistectomia, quimioterapia e/ou radioterapia.