All fields are required.

Close Appointment form
  • Tel: 3259-6766 e 3259-6745

Laser no tratamento dos cálculos urinários

Laser no tratamento dos cálculos urinários
icon
Laser no tratamento dos cálculos urinários

Cerca de 10% da população mundial sofrerá de cálculo urinário alguma vez na vida. Os cálculos urinários podem se desenvolver em diversos órgãos do trato urinário principalmente no rim, ureter e bexiga e costumam causar fortes dores, vômitos e muitos desconfortos. Tratamentos inovadores, como a litotripsia extracorpórea e a cirurgia a laser, têm contribuído muito para melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes que são acometidos pelas chamadas “pedras do rim”.

Atualmente, o tratamento mais moderno disponível para os casos de cálculo urinário que exigem intervenção é a cirurgia endoscópica com o uso do Holmium laser. A energia do laser é gerada pela conversão de energia elétrica em energia luminosa que atua como uma onda de choque responsável pela destruição dos cálculos. No procedimento, o médico, utiliza instrumentos endoscópicos flexíveis, munidos de fibras óticas que são inseridos pela uretra ou via percutânea até o local onde se encontra o cálculo. Neste momento, sob visualização direta, a fibra laser é acionada utilizando-se o equipamento de Holmium laser que tem a propriedade de pulverizar o calculo urinário transformando-o em microfragmentos que serão eliminados facilmente pela urina sem provocar dores.

A grande vantagem da tecnologia a Laser é a sua capacidade de fragmentar todos os tipos de cálculos com índices de sucesso que chegam próximos a 100%. Outras vantagens do equipamento a laser sobre outros instrumentos utilizados para fragmentação intracorpórea dos cálculos urinários, como dispositivos eletro-hidráulicos, pneumáticos e ultrassónicos, reside no fato de que estes instrumentos são utilizados apenas em equipamentos endoscópicos semirrígidos, ao contrario do laser que pode ser utilizado em endoscópios flexíveis e assim ter acesso a todo o sistema urinário, desde a bexiga, todo o ureter e até em cavidades pequenas no interior do rim. Além disso, estes aparelhos costumam “quebrar” o calculo em pedaços maiores que terão que ser removidos com pinças extratoras aumentando o tempo cirúrgico além do risco de deslocamento do calculo retrogradamente – fato denominado de retropulsão, tornando o mais difícil ou mesmo impossível.

Enquanto a Litotripsia Extracorpórea é realizada ambulatorialmente com equipamento que transmite a onda de choque através da pele até o calculo, fragmentando-o dentro das vias urinarias, a técnica a laser exige o emprego de anestesia e utilização de equipametos endoscópios. Embora menos invasiva, a litotripsia extracorpórea apresenta algumas limitações. Cálculos renais maiores de 2cm e cálculos de ureter acima de 1cm não apresentam bons resultados. Da mesma forma que alguns tipos de cálculos que são considerados mais resistentes como os de oxalato de cálcio mono-hidratado , brushita e cistina não são fragmentados pelo método.

A cirurgia a laser é minimamente invasiva que, utilizando-se equipamentos endoscópicos modernos que permitem uma visualização precisa, possibilita a aplicação do laser diretamente sobre o cálculo desintegrando-o totalmente, sem qualquer dano aos tecidos vizinhos, o que ocorre com outros métodos. O tempo de internação é de 24 horas ou menos e a taxa de sucesso da cirurgia é de quase 100%, sendo aplicada a todos os tipos de cálculos e em qualquer localização do trato urinário.

A equipe da Urologia Curitiba já conta com esta nova tecnologia no tratamento dos cálculos urinários disponibilizando o método para todos os seus pacientes. Empregando instrumentos endoscópicos flexíveis de ultima geração, juntamente com o Holmium Laser Odissey®, é possível a abordagem de todos os tipos de cálculos urinários por cirurgia minimamente invasiva, com sua completa resolução e retorno o mais breve possível do paciente às suas atividades habituais.

Related Posts