Vasectomia

VASECTOMIA E PLANEJAMENTO FAMILIAR

O que é vasectomia?

A vasectomia é a cirurgia de esterilização definitiva masculina. É uma cirurgia realizada em regime ambulatorial (sem necessidade de internação) e permite rápida recuperação para suas atividades habituais. Eficaz, é considerado o equivalente masculino da laqueadura tubária realizada na mulher.

Quando fazer uma vasectomia?

A decisão de realizar a vasectomia para planejamento familiar deve ser uma decisão do casal e levar em consideração a opinião da parceira, a idade do paciente, o tempo de casamento, o número de filhos e o desejo em deixar de utilizar outras métodos de contracepção, tais como anticoncepcionais, preservativos, dispositivos intra uterinos (DIU), etc. A cirurgia de reversão é mais difícil e muitos dos que tentam não têm sucesso ou necessitam de métodos de reprodução assistida para conseguir ter um filho (a). De acordo com a lei 9.263, publicado no Diário Oficial da União em agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, a vasectomia pode ser feita para homens acima de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos, ou nos casos onde a gravidez da parceira poderá gerar risco de vida. Esses requisitos são os mais empregados.Há necessidade de documentar o desejo de realizar esse procedimento através de um termo de consentimento onde o casal declara estar informado, ter tido pelo menos 60 dias para analisar o assunto e autoriza o médico a realizar a cirurgia.

Como é realizada a cirurgia de vasectomia?

A cirurgia consiste em interromper os ductos deferentesatravés de uma ou duas pequenas incisões no saco escrotal, sob anestesia local, onde se isola e amarra os ductos deferentes, impedindo a condução dos espermatozóides. A cirurgia dura cerca de 30 minutos e pode ser feita em regime ambulatorial. As atividades habituais podem ser retomadas em dois dias. As relações sexuais, sem desconforto, em torno de uma semana. Deve ser realizado, após a cirurgia, um espermograma onde se comprove a ausência de espermatozóides. Normalmente o médico recomenda a realização de um exame do esperma após 60 a 90 dias, que comprova que o paciente já ficou estéril. Depois de realizada a vasectomia, o casal ainda deve usar um método anticoncepcional, até a realização de um novo espermograma. Isso porque alguns espermatozóides podem estar vivos dentro do canal deferente. A recanalização natural pode ocorrer mas é muito rara. Após 3 meses, o risco de haver recanalização espontânea do ducto deferente é menor que 0,01%.

Existem riscos ou complicações?

É um procedimento cirúrgico e, como tal, oferece riscos como todo e qualquer procedimento. Entretanto, os riscos são pequenos por ser uma cirurgia relativamente simples. As complicações como hematoma, hemorragia, dor pós-operatória, inflamação do testículo, e infecção são raras. Em geral, o pós-operatório é bastante tranqüilo, alguns pacientes referem uma leve sensibilidade nos testículos durante alguns dias. Não há relação entre vasectomia e doenças da próstata.

O desejo sexual não é afetado pela cirurgia, não havendo mudanças na sensação do orgasmo, no tempo para atingi-lo ou na ereção, pois a cirurgia não compromete nenhuma estrutura responsável pelo prazer sexual. Os espermatozóides continuam sendo produzidos pelos testículos, mas estes não têm como atingir a uretra, sendo então absorvidos ou destruídos pelo organismo.

Reversão de vasectomia.

A vasectomia pode ser revertida, porém a cirurgia para a reversão (recanalização dos condutos deferentes) é mais complicada e trabalhosa. Os melhores resultados ocorrem se a recanalização for feita até cinco anos após a vasectomia. Além disso, a cirurgia de reversão é muito mais delicada e deve ser realizada em nível hospitalar, sob anestesia troncular, com a utilização de material de microcirurgia, incluindo microscópio. A reversão da vasectomia não garante o retorno da fertilidade em todos os pacientes. Nos casos de falhas na tentativa de reversão, ou mesmo por opção do paciente, a gravidez pode ser obtida por reprodução assistida.