All fields are required.

Close Appointment form
  • Tel: 3259-6766 e 3259-6745

Infertilidade

Infertilidade

Infertilidade é um problema comum e complexo afetando cerca de 15% dos casais em tentativa de conceber um bebe. Acima de 50% dos casais tem algum grau de dificuldade em engravidar e em parte isso pode ser devido a algum fator masculino. E essencial que haja uma investigação para definir o fator e a seguir se há uma causa tratável ou intratável. Felizmente com procedimentos modernos envolvendo alta tecnologia e medicamentos potentes, ampliou-se o leque de opções para ajudar um casal a chegar a uma gestação.

A fertilidade masculina depende de uma produção normal de sêmen e a sua eliminacao adequada no meio vaginal. Para isso há a necessidade de níveis adequados de testosterona e uma temperatura testicular levemente mias baixa que a do corpo.

A infertilidade masculina’e qualquer condição na qual afeta adversamente a chance de iniciar uma gestação com a sua parceira. Mais comumnete os problemas sugem quando o homem não tem a capacidade de produzir ou elminar espermatozóides funcionais

As causas de infertilidade vão desde problemas estruturais do sistema reprodutor, deficiência hormonal, doenças sistêmicas ou mesmo trauma que possam afetar a fertilidade. A investigação vai focar muitos fatores possíveis , dentre eles:

Com um desenvolvimento pobre. Desordens dos espermatozóides – problemas com a produção ou desenvolvimento do espermatozóide ‘e a alteração mais comum.

Varicocele – A dilatação das veias do cordão que vai para o testículo esta presente em 16% de todos os homens, mas são mais comuns em homens inférteis, acometendo 40% destes. Pode levar a alteracao do numero e da motilidade dos espermatozóides. ‘E a causa mais comumente corrigível de infertilidade

Ejaculacao – retrograda Ocorre quando o liquido seminal ao invés de ser eliminado pela uretra volta e vai para a bexiga. Pode ser causado pela falência de nervos e músculos envolvidos no fechamento do colo vesical durante o orgasmo. Pode ser causada por cirurgias previas, medicações ou doenças afetando o sistema nervoso. Um sinal dessa alteração pode ser a sensação de orgasmo com ausência de ejaculação

Infertilidade Imunologica – provocada pela reação imunológica do organismo contra suas próprias células reprodutoras. Estes anticorpos são o produto de trauma, cirurgias ou infecção, levando a uma maior dificuldade para a célula nadar ate o útero e penetrar no ovulo.

Obstrução – Bloqueio a passagem do espermatozóide , causada por infecções de repetição, cirurgias previas( incluindo vasectomia), traumas e inflamação

Hormonal – Os hormônios sexuais são importantes para a produção adequada de espermatozóides, entretatno quando os níveis estão anromalmente baixos podem resultar em espermatozóides com desenvolvimento inadequado

Genética – A genética tem um papel central na fertilidade , principalmente porque carrega metade do DNA. Abnormalidades no numero de cromossomos e estruturais como a deleção do cromossomo Y podem ter impacto na fertilidade

Medicação – Algumas medicações podem afetar a produção, função e a ejaculação de espermatozóides. São medicações usados para artrite, depressão, problemas digestivos, infecção, hipertensão, queda de cabelo e mesmo câncer.

O diagnostico inicia-se com uma boa historia clinica e exame físico seguido por uma analise seminal. Geralmente a coleta do sêmen ‘e obtida através de masturbação em um frasco esteril após 3 a 5 dias de abstinência sexual. A analise permite determinar o volume, numero, concentração, motilidade e estrututra dos espermatozóides.

Se a analise seminal mostrar números muito baixos ou mesmo a ausência de espermatozóides, isto não quer dizer necessariamente uma infertilidade absoluta e a investigação de vê ser continuada.

Prosseguindo-se a investigação pode ser necessário a analise hormonal através de dosagem sanguinea, ecografia transretal e biopsia do testículo

O tratamento depende do problema especifico, mas em algum casos severos, iainda não se dispõem de tratamentos específicos.

Cirurgia – frequentemente utlilizada para a correção de veias na região escrotal dilatadas( varicocele) ou reanastomse de ducto deferente após vasectomia.

Medicação – podem ajudar em casos de ejaculação retrograda e infertilidade imunológica.

Se essas medidas falham especialistas em fertilidade tem uma variedade técnicas de reprodução assistida para promover a concepção sem o intercurso sexual. Dependendo do problema o medico poode indicar

Inseminacao intrauterina- colocando o esperma direto no útero através de um cateter, passando o muco do colo uterino que ‘e hostil ao espermatozóide. E frequentemente bem sucedido em casos de problemas de motilidade do espermatozóide, infertilidade imunológica e outras causas de infertilidade.

Fertilizacao in vitro – fertilização feita fora do corpo no laboratório. O ovulo da mulher ‘e unido ao espermatozóide e após 48 a 72 horas de incubação, o embrião ‘e transferido para o útero.

Insercao intracitoplasmática (ICSI)- Uma outra forma de fertilização in vitro que envolve a injeção de um único espermatozóide diretamente no ovulo com uma agulha microscópica. Este método revolucionou o tratamento de infertilidade severa. ‘E mais utilizado com um semen de muito baixa qualidade , falência testicular ou obstrução.

 

Fonte: Equipe Médica Urologia Curitiba