Hematuria

Hematuria é a presença de células sanguineas vermelhas(hemacias) na urina. Esta alteração pode ser a indicação de um problema serio ou contrariamente, não ter nehuma conotacao negativa. Quando visível pelo individuo e chamada de hematuria macroscópica e aquela que ‘e detectada por exames da urina no laboratorio(parcial de urina ou urina I) ‘e denominada de hematuria microscópica.

O que você deve fazer se tiver a suspeita de hematuria? Leia as informações a seguir para que possam ajuda-lo.

A hematuria pode se originar em qualquer parte do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata e uretra

Pode ocorrer em ate 20 % da população e a possibilidade de encontrar doença urológica significativa aumenta se houver a presença de fatores de risco:

• Idade acima de 40 anos
  • Masculino
  • Tabagismo (fumante)
  • História de exposição a agentes químicos e radição
  • Sintomas urinários irritativos
  • Doencas urológicas previas

A chance de a investigação urológica mostrar uma doença maligna urologica esta ao redor de 10%

As causas da hematuria podem ser agrupadas em 2 tipos. O rim filtra o sangue produzindo a urina junto com a qual as toxinas são eliminadas. Portanto o rim filtra mas não deve deixar passar o sangue pelo seu filtro. Quando isso acontece temos um tipo de hematuria chamada glomerular. Toda o sistema urinário que conduz a urina ate o exterio, chamada de via excretora urinaria pode ser sede de focos de sangramento, chamada de hematuria não glomerular.Sao causas de hematuria a presença de cálculos urinários, infecções, inflamações, câncer de rim e de bexiga, hiperplasia de próstata e em alguns casos não se chega a um diagnostico definitivo (hematuria essencial). O uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetarios ( AAS, Clopidogrel, Marcoumar) não deve ser considerado como causa básica e natural de hematuria, sendo estes pacientes investigados de maneira tradicional. Outro mito importante ‘e que a intensidade da hematuria nao corresponde a sua gravidade.

O exame de urina ‘e o passo inicial , podendo ser necessários exames de ecografia, tomografia das vias urinarias(urotomografia) e ate exames mais invasivos como exames endoscópicos de trato urinário(cistoscopia e ureteroscopia) ou biopsias do rim.

O tratamento vai depender da doença diagnosticada após a investigação, variando desde a resolução de cálculos a remoção de tumores, ate o simples seguimento com exames periodicos sem tratamento especifico.