Bexiga Hiperativa

Bexiga Hiperativa

O que é bexiga hiperativa?
A Bexiga hiperativa é uma condição causada por espasmos da bexiga que resultam em sintomas de aumento da freqüência urinária, com desejos súbitos de urinar (urgência) podendo estar associado a escapes de urina (urge-incontinência).

Qual a prevalência da Bexiga hiperativa?
A bexiga hiperativa é um problema muito comum, com incidência desconhecida no Brasil, estima-se que 11-33 milhões de pessoas sofram do problema nos EUA, sendo que a incidência aumenta com a idade.

Qual a causa da bexiga hiperativa?
Os mecanismos causadores da bexiga hiperativa não foram completamente desvendados, porém sabe-se que os nervos e músculos da bexiga estão envolvidos na gênese do problema, gerando uma contração inapropriada da bexiga frente a pequenos volumes de urina.

Quais os sintomas?
Os sintomas mais freqüentes são urinar muitas vezes, inclusive durante a noite, desejo repentino de urinar e escapes de urina. Dois terços dos pacientes não apresentam perdas urinárias enquanto um terço tem incontinência urinária. Estes sintomas podem causar uma série de alterações psicológicas, sociais, sexuais e ocupacionais e não devem ser encarados como um processo natural do envelhecimento.

Existe tratamento?
Sim. A terapia standard para bexiga hiperativa é a combinação de tratamentos comportamentais e farmacológicos. Tratamentos comportamentais consistem de treinamento vesical, micção de horário, modificação da dieta, exercícios dos músculos do assoalho pélvico e modificação do comportamento. Estudos tem demonstrado que a modalidade combinada de terapia é superior a um tratamento isolado (apenas comportamental ou apenas medicamentoso).